Widgets

CONHEÇA AS META TAGS E SUAS FUNCOES

2 comentários
Conheça as meta tags e suas funções

As META tags são tags de HTML que fornecem informação descritiva do conteúdo das páginas que um utilizador irá ver. Os motores de busca têm reconhecido que os proprietários e os administradores dos sites podem utilizar este recurso por forma a controlarem o seu posicionamento e as suas descrições nos resultados das pesquisas efectuadas pelos motores de busca. Actualmente, muitos motores de busca incorporam a leitura de META tags como parte das suas fórmulas de indexação. O objectivo deste tutorial é auxiliar os webmasters a compreenderem as META tags mais frequentes, a sua aplicação e o seu uso.

Utilização eficaz das META tags:

As META Tags são as tags mais importantes, utilizadas por motores de busca (caso as suportem), para organizarem por categoria, classificarem e tornarem o seu site prioritário. As META Tags disponibilizam, aos proprietários de sites, uma utilização concisa, de forma a organizar o seu site por categorias, através das palavras chave (keywords) e das descrições (descriptions) mais adequadas. A grande flexibilidade dada aos webmasters para categorizarem as suas páginas, torna igualmente real o tema do abuso. Tenha em mente que os motores de busca têm algoritmos para evitar a utilização excessiva de META Tags e, por isso, existem princípios a que os webmasters devem aderir.

Utilize META tags curtas e concisas:

Os webmasters sabem que os motores de busca utilizam, essencialmente, description META Tags e de keywords, e tentam aproveitar esse facto para escreverem descrições e keywords muito longas. Os motores de busca têm uma base de dados finita, e por isso só irão indexar uma certa parte do seu site. Tente construir META Tags curtas e directas. Além disso, os motores de busca têm em conta o número de ocorrências de cada Tag, e podem penalizar a classificação do seu site, se as utilizar excessivamente.

Evite a utilização só de maiúsculas (Caps):

Alguns motores de busca costumavam dar mais importância aos sites que começavam com maiúsculas ou caracteres especiais - como os números. Esta técnica pode ainda ser aplicável a alguns motores de busca mais antigos, mas tenha em conta que os motores de busca estão sempre alerta em relação a ofensores.

Evite páginas "bridge":

Páginas bridge são aquelas que redireccionam o utilizador para outra página. Esta outra página é, normalmente, aquela à qual o webmaster pretendia que o utilizador acedesse logo de início. Esta prática é fortemente desencorajada pelos motores de busca, visto que interfere nas bases de dados com páginas inúteis, e dá a oportunidade a utilizadores de fazer spam aos motores de busca, com página irrelevantes. As páginas bridge são normalmente associadas a META refresh tags.

Evite a repetição:

Tente evitar a repetição das mesmas keywords e descrições nas suas META tags. Normalmente, os motores de busca desprezam a sua posição quando detectam a repetição das mesmas palavras nas META tags. Se for mesmo necessário a utilização da repetição, separe as palavras repetidas com outras keywords.

Dê prioridade às suas keywords

Alguns motores de busca apenas lêem as primeiras linhas da sua página para terem uma ideia sobre o site. Os motores de busca que fazem isto podem perder algumas das suas META tags. Assim, deve dar prioridade às description META Tags e às keyword META tags.

META tags recomendadas:

Description META Tag:

Normalmente, os motores de busca que utilizam META Tags mostram, nos seus resultados, em conjunto com o título do seu site, a description META Tag. Os motores de busca englobam a META tag do campo description, mas os webmasters devem ter em conta que o resultado mostrado a um utilizador é limitado (normalmente menos de 20 palavras). São essas 20 palavras que pode utilizar para chamar a atenção do utilizador. Assim sendo, ao criarem META tags, os webmasters devem tornar a sua primeira frase do campo da description de tal forma interessante, que capture a atenção do utilizador. A parte restante da description tag deve ser utilizada para desenvolvimento da ideia.

Utilização da Description Tag:
META Name: "Description"
Modo de utilização: <META name="Description" content="A sua descrição">

Keyword META Tag:

Normalmente, os motores de busca que suportam META Tags utilizam as keywords encontradas nas suas páginas para categorizarem o seu site. E os motores de busca fazem esta categorização através dos algoritmos de indexação. Por isso, escolha keywords relevantes para o seu site e evite a repetição excessiva, já que a maioria dos motores de busca irá penalizá-lo por tentativa de abuso do sistema. Como acontece com a description META Tag, os motores de busca dão prioridade às primeiras palavras na sua descrição, portanto, evidencie as principais keywords e, de seguida, desenvolva a Meta tag utilizando sinónimos ou outras palavras semelhantes.

Utilização das Keywords Tag:
META Name: "Keywords"
Modo de utilização: <META name="Keywords" content="primeira, segunda, terceira">
Nota de copyright: Quando criar Keywords para o seu site, não infrinja outras marcas ou copyrights de empresas. Muitas empresas interpuseram processos por tentativa de "desvio" de tráfego de motores de busca para a competição e ganharam-nos.

Robots META Tag:

Os robots, também conhecidos por spiders, são mecanismos que "vasculham" o seu site, isto é, procuram no seu site a forma de categorizarem a informação que submeteu ao motor de busca. Normalmente, um responsável de um site submeteria a página principal e os robots visitariam o site, recolhendo todas as páginas internas os e links da sua página principal. No entanto, este tag permite-lhe controlar as páginas que querem ver indexadas e as que deseja que sejam ignoradas. Por exemplo, certas páginas e directórios (por exemplo, CGI Scripts) que não quer no índice dos motores de busca. Ao utilizar Robot tag pode definir as páginas a seguir, quais indexar ou quais ignorar completamente.

Utilização das Robots Tag:
META Name: "Robots"
Tipos suportados: noindex | index | nofollow | follow
Modo de utilização: <META name="Robots" content="index,follow">

Outras sugestões de tags;

Abstract META tag:

A abstract META tag é muito semelhante à description META tag, excepto pelo facto de ser uma abstracção ou um breve sumário da description META tag. Geralmente, a abstract META tag é uma frase de uma linha, que dá uma visão geral de toda a página. Muito embora os motores de busca não utilizem por norma esta Tag, trata-se de um complemento útil para que os motores de busca possam ler algumas das primeiras linhas do texto das suas páginas.

Utilização da Abstract Tag:
META Name: "Abstract"
Modo de utilização: <META name="Abstract" content="Frase abstracta">


Author META Tag:

A author META Tag define o nome do autor do documento que está a ser lido. Esta tag não é suportado por todos os motores de busca, mas é reconhecida como parte da META tag padrão.

Utilização da Author Tag:
META Name: "Author"
Modo de utilização: <META name="Author" content="Nome completo do autor">

Copyright META Tag:

A copyright META Tag define todas as declarações de copyright da sua página que pretenda tornar públicas. Pode indicar nomes de marcas, números de patentes, copyright ou outra informação que pretenda declarar publicamente como propriedade intelectual sua. A copyright META Tag é uma fórmula livre de copyright, que se adequa a outras META Tag padrão como se mostra a seguir.

Utilização da Copyright Tag:
META Name: "Copyright"
Modo de utilização: <META name="Copyright" content="Declaração de copyright">

Distribution META Tag:

A Distribution META tag define o nível ou grau de distribuição da sua página, e como esta deve ser classificada em relação a métodos de distribuição na world wide web. Actualmente existem só três formas de distribuição suportadas pela Distribution Tag: Global (indica que a sua página está direccionada para a distribuição em massa), Local (intencionada para a distribuição local do seu documento), e IU - Utilização Interna (não direccionada para a distribuição pública).

Utilização da Distribution Tag:
META Name: "Distribution"
Distribuições suportadas: Global | Local | IU
Modo de utilização: <META name="Distribution" content="Global">
Nota: Utilize apenas uma das acima indicadas

Expires META Tag:

A expires META Tag define a data e tempo de vencimento do documento a ser indexado. Se o seu site está a executar um evento limitado pelo tempo, ou se, a partir de determinada data, o seu documento deixar de ser válido, deve incluir a expires Tag, de modo a indicar aos motores de busca quando devem apagar a sua página da respectiva base de dados.

A expires Tag é normalmente utilizada em conjunto com a revisit Tag, de forma a que os motores de busca voltem ao site nos próximos dias. Isto é normalmente utilizado por sites que actualizam o seu conteúdo frequentemente e que querem que os motores de busca tenham sempre um cópia recente do seu conteúdo.

Utilização da Expires Tag:

META Name: "Expires"
Modo de utilização: <META name="Expires" content="Tue, 01 Jun 1999 19:58:02 GMT">
Nota: Exige uma data RFC1123, como acima indicado

Language META Tag:

A Content-Language META Tag dá a conhecer aos utilizadores a língua natural do documento a ser indexado. Os motores de busca que indexam sites com base na língua, lêem esta Tag para determinarem o tipo de língua suportado.

Utilização da Content-Language Tag:
HTTP-EQUIV: "Content-Language"
Linguagens suportadas: Todas as línguas RFC1766. Eis aqui um pequeno excerto das línguas:
BG (Búlgaro)
CS (Checo)
DA (Dinamarquês)
DE (Alemão)
EL (Grego)
EN (Inglês)
EN-GB (Inglês - Grã Bretanha)
EN-US (Inglês - Estados Unidos)
ES (Espanhol)
ES-ES (Espanhol - Espanha)
FI (Finlandês)
FR (Francês)
FR-CA (Francês - Quebeque)
FR-FR (Francês - França)
HR (Croata)
IT (Italiano)
JA (Japonês)
KO (Coreano)
NL (Neerlandês)
NO (Norueguês)
PL (Polaco)
PT (Português)
RU (Russo)
SV (Sueco)
ZH (Chinês)
Modo de utilização: <META HTTP-EQUIV="Content-Language" content="PT">

Revisit META Tag:

A revisit META Tag define a frequência com que um motor de busca ou spider deverá regressar ao seu site para re-indexá-lo. Esta Tag é utilizada pelos sites que modificam o seu conteúdo de forma regular. Esta Tag pode também ser benéfica para impulsionar a sua classificação, no caso de motores de busca que mostram resultados baseados em submissões recentes.

Utilização da Revisit Tag:
META Name: "Revisit-After"
Modo de utilização: <META name="Revisit-After" content="X Days">
Nota: X corresponde a um número

Refresh META Tag:

A refresh META Tag é utilizada como forma de redireccionar - ou fazer um "refresh" - os utilizadores para outra página após x número de segundos. Esta META Tag é utilizada frequentemente como página bridge - à qual os utilizadores acedem, mas depois são redireccionados para outra página. Alguns motores de busca desencorajam este tipo de META Tag, pois ela permite que os utilizadores façam spam aos motores de busca com páginas semelhantes, que direccionam para a mesma página. Além disso, isto faz com que muitas das bases de dados dos motores de busca fiquem baralhadas com informação irrelevante que aponta para uma página diferente.

Utilização da Refresh Tag:
META HTTP-EQUIV: "Refresh"
Modo de utilização: <META HTTP-EQUIV="Refresh" content="X;URL=http://www.tudoseo.com/index.asp">
Nota: X indica um lapso de tempo em segundos
URL indica o endereço para o qual o utilizador deverá ser redirecionado

2 comentários:

  1. muito bom texto, fala de todas as meta tags boas para otimizar o site. de forma consitente e explicativa

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por seu comentário e elogio, caro sexxus, este sempre foi nosso objetivo, qual seja, o de orientar nossos leitores a terem melhor rendimento em seus sites/blogs...

    ResponderExcluir

Todo comentário é bem vindo, pois acrescenta muito aos nossos posts, portanto, fique a vontade para debater sobre nossos assuntos...

setaretornoaotopo