Widgets

MetaTag Descrição, saiba qual seu peso nos Motores de buscas

2 comentários

MetaTag Descrição, saiba qual seu peso nos Motores de buscas 

Meta -tag -descrição -e -o- robô -de -buscas


Hoje estava dando uma olhada em minhas meta tags, e fiquei refletindo sobre elas, e logo lembrei que a de '‘descrição’', que antes era muito usada para complementar as de keyword, e visavam tão somente o ranqueamento nos motores de buscas, adquiriram uma nova importância em técnicas de seo e otimização on page. Ou seja, as palavras-chave e frases que você usa em sua meta tag descrição, não afetará a classificação da sua página nos motores de busca, mas ela ainda será muito importante em seu seo geral e campanhas de marketing em mídia social,

O que é meta tag descrição?


é um trecho de código html que está dentro da seção <head> </ head> de uma página web. Ela comumente é colocada após o tag title e antes da tag meta keyword (esta última, parece que está sendo posta de lado, devido a sua irrelevância para os motores de buscas), isto é o que dez entre dez profissionais de seo afirmam, inclusive eu. A sintaxe correta para esta tag html é: <meta name = "description" content = “sua descrição é colocada aqui./ ”>

Se você está usando um sistema de gerenciamento de conteúdo (cms), procurará um campo para preencher chamado de meta descrição ou apenas “descrição”. Tempos atrás, as informações contidas em uma meta descrição poderia ajudar muito no seu page rank dependendo das palavras que foram relacionadas nela.mas hoje, nem o google, bing, yahoo! utilizam mais ela como um sinal de classificação. Em outras palavras, se você usar ou não suas frases-chave importantes em sua meta tag descrição, a posição de sua página nos resultados do mecanismo de busca não serão afetadas. Então, em termos de classificação, você pode seguramente ignora-las completamente.

Mas tem algo importante a ser observado. Conforme já expliquei anteriormente, que as descrições meta estão tomando outra importante função; ​​elas estão fazendo parte importante de seu seo e de sua estratégia global de marketing on-line:

Elas serão usadas ​​como a descrição, ou em parte, de sua página, quando aparecer nos resultados das pesquisas, ou quando o google mostra “sitelinks estendidos” de seu site. São frequentemente usadas ​​como a descrição padrão em links de marketing de mídias sociais como o facebook e o google+.vamos tentar descrever cada uma de suas funções com mais detalhes.

1. Meta descrição nos resultados da pesquisa:


Muitos acreditam que o que eles colocam em sua meta tag descrição, será o padrão que os motores de busca utilizarão no link clicável para o seu site nos resultados de pesquisa. Mas isto não é o que poderia chamar de uma verdade. Atualmente, se você estiver procurando por um site por sua url (por exemplo www.tudoseo.com) o google usará as primeiras 20 a 25 palavras de sua meta descrição como a descrição padrão nas páginas de resultados de busca (serp).

Mas se seu site ou blog estiver na listagem do dmoz, também conhecido como o open directory project (odp) e não estiver usando a tag,"noodp",será usada a descrição padrão de sua página. (faça uma pesquisa no google por www.amazon.com para ver um exemplo). Bing e yahoo!, por outro lado, nem sempre usaram sua meta descrição padrão para sua url. As vezes usam, outras não. Uma busca por www.tudoseo.com no bing ou yahoo! mostrará o conteúdo de minha página inicial, como a descrição do conteúdo da minha meta tag descrição. Normalmente as pessoas comuns, não fazem suas pesquisas de um site por url, então o que os motores de busca mostrarem para esses tipos de pesquisas não é tão importante quanto uma pesquisa por palavra real. Então, não fique focado no que você vê quando pesquisa o seu site por sua url, a menos que esteja fazendo um “site: comando”. (pesquisa para ver como eles estão indexando suas páginas) em vez disso, vá para o seu programa favorito de análise e encontre as palavras-chave que estão trazendo mais tráfego orgânico para se site ou blog, e veja o que sua aparece em termos de descrição no google quando você digita as palavras-chave. E surpresa! o que você ira descobrir, é que a sua descrição dos resultados de suas pesquisas, serão diferentes para cada consulta nova que fizer! você verá as seguintes combinações utilizadas:

todo o texto de sua meta tag descrição como descrição completa (certamente será muito relevante se não contiver mais de 25 palavras ou 140 caracteres, incluindo os espaços).
uma frase completa retirada de sua meta tag descrição, mas não a descrição inteira (se contiver mais de uma frase).
texto de parte de sua meta descrição pura, acompanhada de parte do mesmo texto (perfazendo um total não maior que 25 palavras).
um texto de sua meta descrição acompanhada de um texto da página.
um texto de sua página junto de algum outro texto de sua página (que não tenha nada em comum com sua meta descrição).

2.algumas outras circunstâncias, podem fazer com que o google não use o texto de sua meta descrição:

a informação contida na meta tag descrição, não ter relação com o contexto da página onde ela está.
a palavra usada na pesquisa não estava contida em sua meta tag descrição (ou algumas delas) foram utilizadas no conteúdo da página. Isso inclui palavras que o google considera um pouco sinônima, como "seo" e “otimização para mecanismo de busca.”

O google nem sempre utiliza a totalidade ou parte da meta descrição, mesmo quando a expressão exata de busca esta contida nela, principalmente se a consulta de pesquisa está contida dentro do conteúdo da página. Cabe dizer que não existe uma regra única e absoluta, quando o google ira mostrá-las ou não, inclusive esta artimanha, seria justamente para que não se possa manipular os resultados. Minha recomendação é sempre usar tags de descrição em todas as páginas para que possa conseguir êxito em seus projetos (ou a esperança de obtê-los).

Bom eu poderia estender mais este assunto, mas vou para por aqui, mas lembre-se do tenho dito.... Em se tratando do google, nada é previsível, pois é justamente esta faceta que nos empolga, pois tudo que é muito fácil torna-se enfadonho, não acham, algo mais falarei num próximo post, e acreditem que muito ainda falta dizer....

2 comentários:

  1. Estava pesquisando na internet sobre geração de trafego e encontrei o seu blog com dicas muito interessantes, já li alguns artigos onde aprendi bastante quero absorver tudo que já aprendi aqui e continuar lendo mais artigos do seu blog e posteriormente quero aplicar essas dicas ao meu projeto. Obrigado por todo esse conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente este é o objetivo principal do trabalho que desenvolvemos aqui! espero te-lo sempre como leitor assiduo! obrigado pelo contato e boa leitura e jornada neste mundo encantador dos blogueiros brazucas!

      Excluir

Todo comentário é bem vindo, pois acrescenta muito aos nossos posts, portanto, fique a vontade para debater sobre nossos assuntos...

setaretornoaotopo