Widgets

ferramentas para webmaster do google, saiba como usar melhor

0 comentários
Compartilho com meus leitores, dicas importantíssimas sobre como usar melhor as ferramentas para webmaster do google. configurações e relatórios que oferecem as melhores e mais imediatas oportunidades para (SEO) otimização do seu site. Você encontra uma apresentação completa de todas as funções e ferramentas disponíveis na Central de Ajuda para Webmasters.
No painel de controle você encontrara os itens abaixo:
  1. Configuração do seu site





  • Seu site na web
  • Diagnósticos
  • Google labs

  • Configuração do seu site
    Aqui você “configura o seu site no Google”. Dois recursos são importantíssimo para o início do trabalho: cadastramento do seu Sitemap XML ,a configuração e teste do seu arquivo robots.txt. Estes dois itens são vitais para o inicio de trabalho (e fundamentais) de qualquer site no que se refere às ferramentas de busca: indexação e acesso as páginas. Se estas duas etapas não estiverem devidamente  e corretamente configuradas, todo o restante do projeto é praticamente inútil.
    Sitemap XML. Extremamente importante para sites/blogs com um  número de páginas elevado,  pois auxilia na indexação das páginas. Este oferece números detalhados: o número de URLs incluídas no seu arquivo XML,bem como o número de páginas já indexadas pelo Google, assim você terá uma visão mais ampla sobre a indexação das páginas do seu site. E lembre-se: cada vez que novas páginas são publicadas em seu site, o arquivo Sitemap XML deve ser atualizado e recadastrado.veja meu post, onde ensino a enviar corretamente seu sitemap, obtendo uma melhor indexação aqui neste link
    indexador de paginas do google
    Acesso ao rastreador (robots.txt). O arquivo robots.txt permite bloquear o acesso do Google aos diretórios e arquivos que você não quer que estejam disponíveis nos resultados de busca. Você tem opções para gerar o arquivo txt e testa-lo. Acredite, muitos sites acabam bloqueando (ou desbloqueando) algo indevido por acidente. Teste! Essa ferramenta pode representar seu sucesso ou total fracasso na indexação de seu site ou blog.
    Acesso ao rastreador (robots.txt).
    Seu site na web
    Dois relatórios desta seção proporcionam uma excelente chance de aumentar a  popularidade do seu site: Links externos e Links internos.
    Links externos. Os links externos são o fator mais importante para o posicionamento das páginas. Estes links são importantes porque demonstram sua autoridade junto a outros sites e votos geram popularidade. O Google supervalorizam sites com conteúdo relevante, de qualidade, porem, a popularidade, conforme disse,não é de forma alguma dispensada. O relatório apresentado aqui ,mostra uma lista das suas páginas com os links externos que cada uma possui. auxiliando em muito para a aquisição de novos links. prestar atenção a estes indicadores fará grande diferença no desempenho de seu site/blog.
    Links internos. Aqui você encontra uma demonstração da distribuição dos seus links internos. Quantas e quais páginas apontam para outras, de acordo com a arquitetura do seu site (links na navegação, menu, sidebars, etc.).  Geralmente o resultado é um número comum de links, porém não é raro se ter algum problema na navegação gerando algo que possa ser inesperado.
    Como links são as interligações entre páginas e é por meio destas que a popularidade de um site é distribuída, é preciso se certificar em ter links internos apontando para as páginas mais importantes.Existe alguns truques que recomendo, tais como, colocar em seu site/blog widgets de posts relacionados, pois este costumas surtir um bom linkeamento interno através de sua função, bem como melhora em muito a usabilidade do mesmo…veja neste link onde ensino a colocar posts relacionados em seu site.
    Diagnósticos
    Na parte de Diagnósticos nossa atenção deve se voltar para Erros de rastreamento e Sugestões de HTML.
    Erros de rastreamento. Páginas que retornam 404 são um desperdício de popularidade se possuírem links externos apontando para elas. Redirecione a URL por meio de um redirecionamento permanente 301, assim a popularidade dos links externos é repassada para a página onde o redirecionamento aponta. Neste link eu ensino como redirecionar uma url para outra automaticamente através de um simples javascript
    Sugestões de HTML. O lugar perfeito para se iniciar o trabalho de otimização dos tão famosos títulos de página e meta tag description. O Google lista todos os títulos e descrições duplicados, longos ou curtos demais. Baixe o arquivo em CSV e mãos à obra.mas sabemos que alguns títulos e meta tag são duplicados pelo google erroneamente ´por vários motivos, então neste link ensino como acabar de vez com títulos e conteúdos duplicados veja neste link
    Google Labs
    Desempenho do Site. O Google anunciou recentemente que a velocidade de carregamento de um site tornou-se um dos fatores de posicionamento nos resultados orgânicos. Algumas semanas depois, o relatório Desempenho do Site foi adicionado ao console. Aqui o Google disponibiliza uma ferramenta para uso em conjunto com o browser Firefox, para que você teste a velocidade de seu site. Apresenta uma lista de páginas com detalhes por onde você pode começar a otimização.
    gráfico de desempenho do site ou blog
    Caso você tenha alguma dúvida sobre as práticas apresentadas, recomendo a leitura do Guia para Otimização de Sites publicado pelo Google.Espero sinceramente que ao fim deste post, tenha contribuído para a melhoria no desempenho e otimização na indexação de seu site, melhorando assim seu projeto de seo.

    O que achou deste post? comente agora

    Todo comentário é bem vindo, pois acrescenta muito aos nossos posts, portanto, fique a vontade para debater sobre nossos assuntos...

    setaretornoaotopo